sábado, 22 de dezembro de 2012

Cuidado redobrado ao comprar pela Internet neste fim de ano

Mensagens são enviadas por muitas empresas com mensagens a seus clientes desejando um feliz Natal.

É aí que os criminosos aproveitam para praticar golpes como o roubo de senhas bancárias e outras informações.

No último Natal, o McAfee Labs descobriu um worm disfarçado de cartões virtuais da Hallmark e de promoções de Natal do McDonald''s e da Coca-Cola. Anexos de e-mail com PowerPoints natalinos também são bastante usados pelos criminosos virtuais. Cuidado com os links nos quais você clica.

Alguns dos golpes mais comuns pela Internet nas festividades natalinas:

- As ofertas de jóias no Natal podem custar muito caro

Recentemente, o McAfee Labs descobriu uma nova campanha de Natal que leva os compradores a sites cheios de malware que oferecem presentes de luxo "com desconto" das marcas Cartier, Gucci e Tag Heuer. Os cibercriminosos utilizam até mesmo logotipos falsificados da Better Business Bureau para induzir os internautas a comprar produtos que nunca receberão.

- Pesquisar por itens de Natal pode ser perigoso

Durante a época de Natal, os hackers criam sites natalinos falsos para as pessoas que procuram toques de celular ou papéis de parede com temas natalinos, letras de canções de Natal ou um protetor de tela festivo. Baixar arquivos com temática natalina pode infectar um computador com spyware, adware ou outros programas mal-intencionados.

Ficam as dicas

- Nunca faça compras pela Internet usando computadores públicos ou redes Wi-Fi abertas;

- Procure informações cadastrais da empresa. Se a empresa não disponibiliza o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) no website, é possível obtê-lo por meio de um serviço chamado “whois” (”quem é?”). Basta ir até o site Registro.br, digitar o endereço da loja e seguir a opção de “Whois”.

- Tente contato com a empresa antes de efetuar sua compra;
- Procure comentários ou recomendações de outros usuários sobre a loja que você está planejando efetuar a sua compra;

- Se não conhece a loja, comece com compras de pequeno valor;

- Procure aquele famoso cadeado, o SSL garante que você está visitando o endereço exposto URL (não é um site falso) e que a conexão é criptografada, ou seja, não pode ser interceptada durante o percurso;

- Cuidado com ofertas boas demais, principalmente ofertas por e-mail de lojas nas quais você nunca efetuou compra alguma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA

VOLTE SEMPRE!