segunda-feira, 31 de outubro de 2011


CÂNCER PODE REDUZIR PAPEL DE LULA NA ELEIÇÃO DE 2012, DIZEM ANALISTAS

Diagnosticado com câncer, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrentará um tratamento que poderá forçá-lo a reduzir sua participação nas eleições municipais de 2012 e diminuir sua já declinante influência no governo Dilma Rousseff, segundo analistas ouvidos pela BBC Brasil.
Neste sábado, o hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informou que um tumor foi detectado na laringe de Lula, e que o ex-presidente será submetido a quimioterapia a partir de segunda-feira.
Segundo o oncologista Artur Katz, membro da equipe que atende o ex-presidente, trata-se de um tumor “não muito grande”, cujas “chances de cura são excelentes”.
No entanto, analistas afirmam que o tratamento poderá exigir que Lula reduza suas atividades atuais, como a articulação política que exerce no PT.
Nos últimos meses, o ex-presidente iniciou uma série de negociações com vistas às próximas eleições municipais, como a defesa da candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, à prefeitura de São Paulo.
Para o cientista político David Fleischer, da Universidade de Brasília (UnB), Lula teria grande capacidade de influenciar os resultados do próximo pleito.
“Se for para a campanha, ele pode ajudar a eleger vários prefeitos em cidades grandes e médias. Mas, para isso, tem de estar com boa saúde e voz para discursar.”
No entanto, Fleischer afirma que, mesmo que temporária, a ausência de Lula pode acirrar as divergências no PT, já que, segundo ele, o ex-presidente desempenha hoje um papel unificador no partido.
“Sem o Lula, a tendência é que as facções petistas briguem ainda mais do que já brigam”, diz Fleischer.
Segundo Ricardo Ismael, professor do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio, ainda que se recupere rapidamente, Lula tende a voltar à cena política mais contido, já que terá de cuidar para que a doença não regresse.
“Se ele se curar, e tudo indica que vai se curar, provavelmente ficará mais seletivo, escolhendo melhor seus focos de atuação.”
Folha.com

WILMA DIZ QUE CONTINUA FIRME E FORTE PARA DEFENDER O RN

Num discurso que provocou aplausos da platéia, a ex-govenadora Wilma de Faria, reconduzida hoje à presidência do PSB-RN, criticou a gestão atual do Governo do RN e disse que continua firme e forte na oposição para lutar por melhor qualidade de vida para os potiguares. A fala ocorreu durante o Congresso do PSB-RN, realizado hoje no Auditório Álvaro Dias, da Assembleia Legislativa. O evento reuniu prefeitos do PSB e de partidos aliados, vereadores, dirigentes partidários e lideranças de todas as regiões do Rio Grande do Norte.
Wilma criticou a interrupção de programas sociais que atendiam plenamente a população mais carente, como o Desenvolvimento Solidário, as Centrais do Trabalhador e o Programa do Leite. “Muitas pessoas me perguntam porque no meu governo recebiam sete litros de leite por semana e agora só recebem dois litros. Quem sofre é a população mais necessitada”, disse a ex-governadora. Ela também ressaltou que foi preciso uma crise no Governo para ser retomadas obras iniciadas na gestão anterior, como o prolongamento da Avenida Prudente de Morais.
“Vou estar sempre lutando porque essa é a minha missão. Pensaram que eu estava morta. Mas eu estou viva, firme e forte. Continuarei lutando, como sempre lutei, plantando o bem comum. Por isso quero o partido forte, quero o nosso pessoal capacitado e informado para defender o socialismo e defender o nosso Estado”, discursou a presidente do PSB-RN.
Segundo Wilma, o partido está se preparando para as eleições do próximo ano, quando o partido terá candidatos à prefeito em mais 60 municípios e candidatos a vice-prefeito em outras cidades. A intenção dos dirigentes socialistas é formar também fortes chapas para vereador.
O Congresso do PSB, que reconduziu Wilma de Faria à presidência e o ex-governador Iberê Ferreira de Souza à vice-presidência do partido, foi prestigiado por presidente de diversos partidos: Antenor Roberto (PC do B), vereador Sérgio Andrade (PP), deputado Fábio Dantas (PHS), pastor Valdir Trindade (PRB), vereador Eraldo Paiva (PT), além do pré-candidato a vereador, Sávio Hackradt, representando o PDT.
Segue parte da Comissão Executiva Regional do PSB-RN / 2011
Presidente: Wilma Maria de Faria
1º Vice-presidente: Iberê Ferreira de Souza
2º Vice-presidente: Larissa Rosado
3º Vice-presidente: Tomba Farias
Secretário-geral: Sandra Rosado
1º Secretário: Genildo Pereira
2º Secretário: Luiz Cláudio (Chopp)
1º Secretário de Finanças: Leonardo Arruda
2º Secretário de Finanças: Delevam Gutemberg
Assessoria de Imprensa
Zhamara Mettuza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA

VOLTE SEMPRE!