sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Prefeito de Ipanguaçu e vice-governador se reúnem na segunda-feira para tratar sobre canal do Pataxó


Está marcada para a próxima segunda-feira (24), às 16hs, uma reunião entre o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, e o vice-governador e secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, Robinson Faria. Na pauta, a urgente necessidade de o Governo reparar o canal do Pataxó, que leva água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para o Rio Pataxó. A reunião foi marcada a pedido do deputado estadual Fernando Mineiro, que acompanhará o prefeito.


“Explicarei pessoalmente ao vice-governador a gravidade da situação. Com os problemas na estrutura do canal do Pataxó, que resultam em desperdício de água e outros problemas, o Rio Pataxó está seco em diversos pontos, com nível muito baixo em outros. Nossos agricultores familiares estão sendo diretamente afetados, podendo perder suas plantações. Estamos montando uma estrutura de carros-pipa para atender os casos mais críticos, mas esta é uma ação paliativa. O conserto do canal cabe ao Governo do Estado”, afirmou o prefeito.

Além dos danos estruturais, há um trecho em que a parede ruiu anos atrás. A solução adotada pelo governo, à época, foi a colocação de canos que, por suas espessuras, diminuem o fluxo d’água no canal.

Leonardo Oliveira informará ainda ao Governo do Estado sobre a reunião da qual participou em Brasília com o secretário Executivo do Ministério a Integração Nacional, Alexandre Navarro, e o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, que asseguraram na quarta-feira (19) que a análise do projeto de desassoreamento do Rio Pataxó será concluída até o próximo dia 1º de novembro. Os recursos para a obra serão geridos pelo governo estadual. “O Rio Pataxó, que agora está secando, inunda Ipanguaçu sempre que há um período de chuvas mais intensas no Vale do Açu. Em 2008, 2009 e 2011 sofremos grandes prejuízos. E tem sido assim há muitos anos. Essa obra é nossa esperança de ver o município livre deste problema que tanto nos prejudica”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA

VOLTE SEMPRE!