quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Prefeitura de Ipanguaçu promove nesta quarta o “Dia D” de campanha de combate ao câncer de mama





Nesta quarta-feira (30), a prefeitura de Ipanguaçu promove o “Dia D” da campanha “Pensando Rosa: Prevenção ao Câncer de Mama”. O tema é oportuno: o câncer de mama é segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, especialmente nas com mais de 35 anos de idade. No Brasil, as taxas de mortalidade por conta desta doença são elevadas, especialmente porque o diagnóstico, na maioria das vezes, ocorre já em estágios avançados, quando o tratamento tende a ser menos eficiente.

Segundo a secretária de Saúde, Sumaira Fonseca, a prefeitura vem investindo bastante em ações que visem fortalecer a prevenção e o diagnóstico precoce. “Somente a prevenção é capaz de mudar os números desfavoráveis às mulheres brasileiras. Esta é uma ação que dura o ano todo, período no qual temos informado as mulheres ipanguaçuenses sobre como devem realizar corretamente o autoexame da mama e estimulamos para que o façam com regularidade. Em 2010 mais de 2.400 mulheres realizaram o autoexame em campanhas semelhantes e cerca de 500 passaram por uma mamografia” informa.

No “Dia D” da campanha, equipes médicas especializadas realizarão durante todo o dia exames e divulgarão medidas preventivas. Os casos que forem identificados, serão encaminhados para acompanhamento médico constantes.

A programação se iniciará com uma caminhada, saindo da Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro às 7:30 da manhã, com destino ao Centro de Saúde Tiburcio Freire da Silveira. No local acontecerão as palestras educativas e exames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA

VOLTE SEMPRE!