quinta-feira, 21 de julho de 2011

Fim da greve das Escolas Estaduais do RN. Prevaleceu o espírito público, diz Rosalba


Em assembléia, realizada no Colégio Estadual Winston Churchill, os professores decidiram pelo fim da greve na rede estadual de ensino.

Em documento entregue na tarde desta quarta-feira(20) aos dirigentes do Sinte/RN (Sindicato dos Trabalhadores em Educação), em reunião na sede da Secretaria Estadual da Educação, o Governo defende a retomada imediata das atividades docentes em todas as Escolas Estaduais, cumprindo a decisão judicial, garantindo, dessa maneira, os 200 dias letivos aos mais de 300 mil estudantes da rede de ensino do Rio Grande do Norte.

Governo confirma a constituição do Fórum Permanente para discussão da revisão do Plano de Cargos e Carreiras dos Professores, imediatamente após o fim da greve, e mantém o aumento de 34% que será pago entre os meses de setembro e dezembro deste ano.

O Governo do RN também se compromete a cumprir o Piso Nacional do Magistério em 2012 e anos subsequentes. Definido o aumento do Piso no plano nacional e a data específica, o Governo irá cumprir imediatamente. “Cumpriremos a lei do piso nacional daqui pra frente. Mas, para garantir isso precisamos revisar o plano de cargos”, disse a secretária-adjunta da educação Adriana Diniz.

Espírito Público

De Brasília, onde cumpre agenda, a governadora Rosalba Ciarlini disse que o entendimento levou ao fim da greve numa demonstração de espírito público da atual administração e o interesse em manter a mesa de negociação com os educadores.

“A mesa de negociação permanente tinha sido proposta desde janeiro. O atual governo sempre buscou o diálogo franco e aberto com a categoria em prol do aluno. Essa foi a disposição da secretária Betânia Ramalho que sempre esteve de portas abertas para os educadores. Isto demonstra coerência e atitude para construir um novo modelo para a Educação do RN”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.

O Fórum Permanente também tratará de outras demandas existentes da categoria dos professores. “Determinei a constituição do Fórum. Assim vamos avançar na revisão do Plano de Cargos e Salários, o escalonamento do aumento de 34% de setembro a dezembro, estabelecer o plano de méritos e voltar nosso olhar para o ensino e a aprendizagem com diálogo, transparência e cooperação de todos pais, alunos e professores”, disse Rosalba Ciarlini.

Dias letivos

Em reunião na sede da Seec, o Governo defendeu a retomada imediata das atividades docentes em todas as Escolas Estaduais, cumprindo a decisão judicial, garantindo, dessa maneira, os 200 dias letivos aos mais de 300 mil estudantes da rede de ensino do Rio Grande do Norte.

postado por Juscelino França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA

VOLTE SEMPRE!